top of page

Princípios da Constelação Sistêmica Familiar!

  • rosasilvestreconst
  • 23 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

Constelação familiar é para a psicologia, uma intervenção terapêutica breve e intensa, equivalente o que a cirurgia é para a medicina.

Pessoas que fazem terapia e constelam percebem um salto quântico no desenvolvimento do processo individual. Mas pode-se constelar sem estar numa terapia, desde que seja uma pessoa buscadora e adulta.

Devemos a sistematização desta abordagem a um alemão Bert Hellinger, mas o pensamento sistêmico surgiu muito tempo atrás.

Hellinger descobriu trabalhando com grupos familiares do mundo inteiro que existem questões que não estão na própria pessoa, fazem parte do seu grupo familiar inteiro.

Quando nascemos, ainda no feto recebemos o DNA não só dos nossos pais, mas um DNA espiritual da família inteira.

A maior verdade do sistema familiar é o não Julgamento. Agimos influenciados pelos ancestrais, repetimos o passado para pertencermos, por lealdade sistêmica, na maioria das vezes inconscientemente.

Temos três forças do amor que permitem que o fluxo do amor siga sem interrupção, para que as pessoas dentro de seus sistemas familiares, possam viver e construir suas próprias histórias:

1. Pertencimento – esta ordem do amor diz que todos os membros do grupo familiar pertencem. Todos permanecem nele, mesmo além da morte. Se um membro se perde no grupo familiar porque recusaram o pertencimento ou o esqueceram, existe uma força irresistível para restaurar sua integridade. Um descendente se identifica inconscientemente com o excluído e sua vida fica emaranhada.

2. Hierarquia-existe uma ordem familiar que deve ser respeitada. Quem vem primeiro é o maior, tem precedência sobre o que veio depois. Estes lugares precisam ser respeitados sem julgamento ou valorização, apenas devem ser percebidos como são. Pais nos deram a vida, não são perfeitos, mas são os grandes e nós somos os pequenos, sempre. Nossos pais são os pais certos para nós. Quando os filhos invertem a ordem, criam desordem e emaranhamentos.

3. Equilíbrio – tudo na vida tem equilíbrio entre o dar e o receber, tanto para coisas boas como para más. Numa relação de casal, por exemplo, se o marido deu algo bom e a mulher retribui com outro bom, sem ultrapassar a compensação e iniciar outra rodada de trocas.

Quando estas três forças são respeitadas, o fluxo do amor flui, em forma de relacionamentos saudáveis, saúde e prosperidade.

Rosa Silvestre – consteladora e thetahealer (16) 997147206

ree

 
 
 

Comentários


©2020 por Rosa Silvestre Consteladora ThetaHealing. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page