Pedagogia Sistêmica
- rosasilvestreconst
- 23 de jan. de 2021
- 5 min de leitura
A Pedagogia Sistêmica utiliza o olhar sistêmico das Constelações Familiares sistematizada por Bert Hellinger e difundida por Marianne Franke Grichsch e outros profissionais na área da Educação.
Pedagogia Sistêmica é um novo paradigma na Educação.
A visão sistêmica na Educação
O nosso corpo é um sistema vivo.
A família é um sistema vivo.
A escola é um sistema vivo.
Pertencemos a vários sistemas e estamos conectados com tudo e todos.
Por visão sistêmica também entende-se o respeito aos 3 princípios que garantem o fluxo harmonioso entre os sistemas vivos .
O ser individual faz parte de um sistema maior – a Família, este por sua vez, faz parte de outros sistemas coletivos (empresas, escolas, etc) que faz parte de um País, Planeta, demonstrando assim que tudo está conectado com o sistema coletivo que é a família.
Quais são os princípios sistêmicos? São eles: Pertinência, A Hierarquia, O Equilíbrio.
A Pertinência – Todo membro tem o direito de pertencer, independentemente do que faz, do que acredita, enfim do jeito que cada um é e como vive.
Quando se desrespeita ou exclui por qualquer tipo de julgamento, entende-se que este movimento é decorrente de uma consciência individual que tem como modelo apenas as suas experiências e crenças herdadas e aprendidas. Este olhar além de limitado, é excludente, provoca sofrimento não só para o excluído, mas também para quem o excluiu e todos do sistema familiar do indivíduo. Geralmente um descendente se identifica com o excluído e isso traz sofrimento.
A Hierarquia –Tudo que existe no Universo tem um padrão e uma ordem, mesmo que não seja reconhecido. Até o caos tem a sua ordem.
Dentro deste princípio, entende-se que quem chega primeiro no sistema, tem precedência de quem chega depois. O que significa maior responsabilidade, logo mais experiência e um lugar diferenciado de quem vem depois. Não existe lugar melhor ou pior, mas existe direitos e deveres diferentes.
Cada um tem o seu lugar, respeitando a ordem de quem vem primeiro. Quando desrespeita esta ordem e não ocupa este lugar com responsabilidade e consciência, conflitos e sofrimentos acontecem, nos sinalizando uma desordem sistêmica.
Na escola também existe uma hierarquia que precisa ser esclarecida e respeitada para que as relações fluam e que cada um na sua função desenvolva a sua tarefa de forma leve e saudável.
Não existe melhor ou pior quando fica claro que quem veio antes tem seu lugar de chegada e merece respeito e gratidão. Válido para qualquer função ou cargo que ocupe na escola.
O Equilíbrio – Este princípio garante a harmonia no sistema, desde que o fluxo entre dar e receber se estabeleça nas relações. Quando um só recebe ou quando o outro só dá, a relação fica em desequilíbrio, causando conflitos e sofrimento. É saudável que a troca ocorra. Ter a consciência deste princípio promove fluidez, mas relações.
Numa sala de aula o professor oferece a sua experiência, o seu conhecimento, tempo, entre outras doações e quando o aluno não retribui com sua atenção, abertura, vontade de aprender, responsabilidade dos combinados, não só o ambiente se torna difícil de convivência, mas também prejudica a saúde e bem-estar dos envolvidos.
Para que serve e quais os benefícios da Pedagogia Sistêmica
A Pedagogia Sistêmica, baseada nos princípios anteriores, vem trazer uma abordagem humana e inclusiva, ou seja, um novo olhar para o contexto educativo, problemas de comportamento, dificuldade de aprendizagem, agressividade, violência.
O olhar sistêmico é amoroso, acolhedor e respeita a história do outro sem julgamentos.
Vem sendo utilizada nos últimos anos para favorecer as relações escolares, aluno e professor e melhorar o desenvolvimento dos alunos e suas aprendizagens.
Promove uma prática dinâmica nos contextos educativos e no campo das aprendizagens.
Melhora as relações.
Facilita o aprendizado.
Diminui conflitos desnecessários e media os existentes.
Promove um clima respeitoso e agradável na escola.
Minimiza problemas de comportamento, agressividade, hiperatividade, desatenção, indisciplina, bullying.
Não tem solução mágica, porém muda e amplia o olhar pedagógico porque:
1- Reconhece e dá lugar a todos dentro da escola.
A escola faz parte de um sistema maior e hierarquicamente ela está abaixo da Delegacia de Ensino e outros órgãos a que ela pertence.
Na escola, há os funcionários mais antigos e o mais novo, a hierarquia precisa ser respeitada.
Esse princípio vale para todos os segmentos da escola, seja gestores, professores, secretários cozinheiros, inspetores, coordenadores, alunos, etc
Todos fazem parte independente da função que ocupa. A ordem dentro da escola pode ser organizada por tempo de serviço, idade, formação profissional, quem chegou antes e quem chegou depois.
A gratidão pelos que vieram antes é uma forma de honrá-los e inclui-los. Essa atitude traz força ao ambiente escolar.
Se não respeitado as hierarquias, os conflitos se instalam. O amor não flui e a paz tão desejada fica comprometida.
2- Inclui os excluídos como os alunos mais difíceis e suas famílias mais disfuncionais (os pais biológicos dos filhos adotivos, os homoafetivos, os monoparentais)
3- Olha e entende seus alunos a partir dos seus pais. Todo aluno traz seus pais dentro de si.
4- O professor concorda com sua própria história pessoal e com a história pessoal dos seus alunos (abandonos, rejeições, mortes precoces, separações e tantos outros destinos difíceis)
5- Percebe que a força de cada pessoa está conectada com seus próprios pais, mesmo que muitos alunos não os tenham conhecido ou que estão presos ou são drogaditos ou até aqueles que os deixaram para adoção.
6- Cada um tem a família certa. Não existe espaço para sentimento de dó. Isso enfraquece o aluno.
7- Professor fica no lugar de professor e não de um “pai” melhor porque a melhor forma de presentear o aluno é reconhecer seu destino e renunciar a querer ajudar.
8- É compreender que todos estão a serviço de Algo Maior e precisam se render com humildade e coragem.
9- Toda família está ligada a Algo Maior e recebe a força de seus ancestrais.
Como ela pode ser aplicada?
A aplicabilidade da Pedagogia Sistêmica é possível desde que o profissional da educação esteja aberto a mudança de paradigma.
Não julgar e se achar melhor que os pais dos alunos.
Somos professores e não tias ou tios dos alunos e tão pouco salvadores.
Nada é mágico, no entanto possibilita ao professor ficar no seu lugar de professor e assim como, os demais profissionais da escola.
É possível exercitar e praticar o olhar sistêmico nas oficinas sistêmicas, Workshop de sensibilização do olhar e postura sistêmica.
Reunião com professores, pais e salas de aulas com os alunos.
Saber utilizar a frases sistêmicas que reforçam a ordem, a inclusão, o equilíbrio e o respeito a história de cada um sem julgamento.
Realizar mural de força na sala de aula e técnicas de meditação para a inclusão do sistema familiar do aluno.
Realizar práticas diárias com os alunos de pertencimento, hierarquia e equilíbrio. O respeito a ordem no grupo faz com que os alunos se fortaleçam.
Realizar entrevista sistêmica
Frases importantes na Rotina Escolar
“EU VEJO A FAMILIA DE CADA UM DE VOCÊS E SEI O QUANTO ELA É IMPORTANTE”
“EU VEJO VOCÊ”
“EU SEI O QUANTO É DIFICIL O QUE VOCE PASSA”
“SEUS PAIS SÃO OS MELHORES PARA VOCÊ”
“MESMO DISTANTE VOCÊ PODE SENTIR OS SEUS PAIS “
“VOCÊ É UM DE NÓS”
“VOCÊ PERTENCE”
Bibliografia :
FRANKE-GRICKSCH, Mariane. Você é um de nós – percepções e soluções sistêmicas para professores, alunos e pais. Patos de Minas: Atman , 2009
FIRACE, Tarso. Pedagogia Sistêmica. Depois da ultima curva do rio, o começo: Adultecer. Belo Horizonte: Instituto Imensa Vida, 2013
TOLEDO VIEIRA, Jean Lucy. Introdução à Pedagogia Sistêmica – Uma nova Postura para Pais e Educadores. Campo Grande. Life Editora, 2018
MELLO Fátima – Constelações Pedagógicas – segundo abordagem sistêmica de Bert Hellinger – São Paulo. Editora Leader, 2018
OLVERA Angélica – Pedagogia Hellinger -Universidade CUDEC – México – São Paulo Editora Terra Humida, 2019
Resumo feito pelo Grupo Educação do Grupo Mulheres do Brasil







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