Palestra Pedagogia Sistêmica com Angélica Olvera!
- rosasilvestreconst
- 23 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Quem cuida dos professores? Quem pode acompanha-los nos seus processos emocionais? Quais são seus equipamentos de segurança? Como equipar o professor para ele estar seguro nas aulas?
A tarefa do professor não é fácil, trabalha no campo emocional de cada criança, cada aluno tem sua problemática pessoal e cada professor também.
Como criar um equipamento de segurança emocional para os professores e crianças? A resposta está na abordagem de Bert Hellinger.
Angélica apresenta 5 pontos de pedagogia sistêmica para os professores.
1. Cada professor ocupar o seu lugar de professor. Não somos pais.
(Angélica chama 5 pessoas para representar escola, professor, aluno e pais do aluno) Se os pais não possuem muito tempo com os filhos a tentação é ocupar o seu lugar e gerar rivalidade com a mãe. È amor cego do professor, tudo se perde e aparece conflito entre professora e mãe e chegam até a esquecer do aluno. A escola não sabe o que fazer com isso e fecha as portas aos pais. Ou o professor ocupa o lugar do pai ausente ou distante. Faz aliança com mulheres, homens ficam de fora e outra vez se perde o olhar para a criança, de novo a escola não sabe o que fazer e fecha as portas para os pais.
2. Culpa - O que fazer com a matemática? A matemática foge da escola, os professores não sabem o que fazer, os alunos não aprendem. Aparece a culpa (Angélica traz uma mochila pesada e dá para escola, a escola dá para o professor, o professor dá para o aluno, o pai tira do filho e devolve para a escola, a escola devolve para os pais. E ficam brigando, todos olham para a mochila e não olham para a criança, nem para a matemática. A matemática escolhe ficar ao lado do professor)
3. TDAH – o transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade é outra problemática da escola, onde olha o aluno? onde está presa a atenção do aluno? (na vivência ele olha para sua mãe, não consegue ir para a escola, está cuidando da mãe, em casa é mais importante, talvez o pai ameace a mãe de ir embora, algo acontece. Nenhum pai sabe o que fazer e os professores se sentem culpados, existem centenas de livros e cursos de TDAH , mas a resposta está onde está a atenção colocado do aluno? Nenhuma escola tem a resposta, porque é isso (filho abraçando mãe) .
4. Bulling – Violência – Angélica pede para entrar a violência e pede para seguir movimento, ela vai até ao aluno, os pais aparecem para defender, a escola quer tirar a violência da escola, o filho chora... onde originou a violência? Com os pais, e ela toma conta da escola, quando a escola quer tirar, gera mais violência, a violência é intrafamiliar, está entre o pai e a mãe e se expande na escola. A solução seria para cada família, aí entra a abordagem de Bert Hellinger...
5. A solução seria os professores colocarem seus pais atrás de si, como seu maior equipamento de segurança e pedir para seus alunos colocarem seus pais. Os pais dos professores são a solução mais importante, a aliança entre escola e família. E quando algum aluno não tiver pai, não conhecer o pai, lembra-lo que ele é a metade dele que existe um fio invisível que os mantém unidos sempre, ao papai e a mamãe
Assim como a Constelação trouxe ao campo do Direito um novo olhar e possibilidades saudáveis de lidar com o conflito, assim a Constelação traz ao campo da Educação, um novo olhar e possibilidades saudáveis de lidar com aluno, família, escola e aprendizagem.
Angelica Olvera desenvolve um trabalho pioneiro no México de Pedagogia Sistêmica.
Rosa Silvestre – Consteladora e ThetaHealer (16)997147206







Comentários