Olhar sistêmico sobre a ajuda!
- rosasilvestreconst
- 23 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Bert Hellinger traz um novo olhar para o processo de ajuda, parte do princípio que ajudar é uma arte que precisa ser aprendida. Existem muitas desordens na ajuda, para isso ele criou 5 princípios básicos:
1. Dar o que se tem e pedir o que precisa.
2. Ajudar quando o outro pedir ajuda.
3. Ajudar de forma horizontal, sem se sentir maior ou melhor.
4. Ajudar com a consciência e respeito do sistema familiar que o ajudado pertence.
5. Ajudar sem julgamento, sem crítica, sem manipulação ou espera de recompensa.
Nem sempre ajudamos quando pensamos que estamos ajudando, principalmente quando queremos mudar o destino do outro. Se sentimos pena e queremos consolar nós enfraquecemos o outro, não salvamos ninguém, somente a própria pessoa se salva. Se entendemos que tudo está certo, que tudo está a serviço de algo maior, aceitamos as coisas como são, a vida como ela é, então realizamos uma escuta ativa e a pessoa sai fortalecida.
O facilitador de constelação tem esse olhar. Ele está de acordo com as coisas como elas são, não toma partido e não julga. Olhar sistêmico é olhar o que está por trás, algo bem maior do que tudo o que acontece.
O constelador é o último a chegar e o primeiro a sair, ele se põe com respeito e o “campo” o presenteia com informações necessárias ao que acontece ali, o essencial vem à tona e cabe a ele se retirar, como diz Renato Bertate, ele não fica para a festa. A festa é da alma do cliente, ela vê o que estava oculto, inclui no seu coração com amor e respeito e pode fazer diferente.
O fluxo do amor foi liberado, agora a vida flui como um rio.
Rosa Silvestre – Consteladora e ThetaHealer (16)997147206







Comentários