Fenomenologia e Constelação!
- rosasilvestreconst
- 22 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Fenomenologia no sentido lato é uma escola filosófica fundada por Edmund Husserl.
A Fenomenologia Investiga a consciência “purificada” ou “transcendental”. Permite chegar à essência do fenômeno. É “uma investigação que busca a essência inerente da aparência”.
É um modo de compreender o mundo, entender a verdade como provisória, mutável e relativa.
Segundo Bert Hellinger, a fenomenologia provém do recolhimento, semelhante ao modelo budista, retirar as impressões sensoriais para uma purificação do espírito.
Purificação do espírito requer renúncia à curiosidade, à ambição, expor sem a influência dos sentidos e do espírito, sem medo; reconhecer o que é, aceitar sem julgamento ou diferenciação entre o melhor ou o pior, numa atitude de assentimento ao mundo. No recolhimento aparece o vazio e a plenitude. A realidade fala por si mesma.
A fenomenologia, ou melhor dizendo o movimento fenomenológico exige um esvaziar-se, atingir o vazio, sem idéias pré-existentes, sem interferência de sentimento, vontade e muito menos julgamento. Exige a renúncia de intenção, total ausência de atenção, coragem e o destemor ao se sintonizar e defrontar com a realidade do cliente.
Neste movimento , o cliente entra em contato com o não saber, com a consciência oculta, com um saber que antes lhe estava vedado. Vínculos invisíveis se tornam visíveis.
Constelação sistêmica familiar e organizacional é uma abordagem terapêutica fenomenológica criada por Bert Hellinger que busca solucionar conflitos familiares, sociais e organizacionais para liberar o fluxo do amor dentro do sistema.
O método de trabalho da Constelação Sistêmica não nasceu com Bert Hellinger, ele bebeu de diferentes fontes desde a psicanálise, dinâmica de grupo, psicodrama, Teoria Geral dos Sistemas, Gestalt, terapia primal, análise transacional, terapia familiar sistêmica, hipnoterapia erickssoriana e programação neuro linguística.
Concluindo, a abordagem fenomenológica requer a postura do “não saber”, ignorância e não julgamento, aceitação da realidade tal como se manifesta. Trabalha-se com um saber transpessoal, que vem do Oculto e a Ele retorna. É um não saber que permite um outro saber que o transcende.
Como tudo isso é lindo!
Rosa Silvestre – Consteladora e ThetaHealer (16)997147206







Comentários